REMOÇÃO DE FILTRO DE PARTÍCULAS

GARANTIA VITALÍCIA

 

PROBLEMAS COM O SEU FILTRO DE PARTÍCULAS ?

ELEVADO CUSTO DE MANUTENÇÃO ?

CÓDIGOS DE ERRO NO QUADRANTE ?

PERDAS DE POTÊNCIA ?

BAIXA AUTONOMIA ?

remocao filtro particulas porto

 

Estas são complicações comuns em todas as viaturas diesel modernas equipadas com filtro ativo de partículas.

Não desespere, a nossa solução FAP OFF, resolve todos estes problemas e ainda lhe vai trazer imensas vantagens...

 

  • Autonomia
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    Quando o filtro de partículas é removido, a libertação dos gases de escape é facilitada, em paralelo também serão desativadas eletronicamente todas as rotinas da FAP incluíndo injeções adicionais, não existindo desta forma mais desperdícios de combustível em regenerações. Em média, os consumos podem diminuir entre 0.7l a 2l / 100km dependendo da motorização.

     

  • Economia
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    Os filtros mais baratos custam entre 600 e 700€, como os que equipam as viaturas do grupo PSA. Os FAP de segmentos superiores como BMW, Mercedes ou Audi podem ultrapassar os 2500€. Comparativamente a estes valores, a nossa solução FAP OFF para além de definitiva, é extremamente mais económica.

  • Segurança
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    Existem centenas de relatos de viaturas que incendiaram em plena autoestrada. Esta é uma situação rara mas real, associada ao processo de regeneração, que para ser eficaz tem que ocorrer entre 500 a 600ºC. Por razões que se desconhece, algumas viaturas incendiaram em pleno processo de regeneração.

    Uma viatura sem FAP, é mais segura para si e para os ocupantes do seu automóvel...

     

  • Desempenho
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    Ao longo do tempo, o filtro vai ficando gradualmente mais restringido, é perfeitamente natural que note alguma perda de potência pela dificuldade de escapamento dos gases de escape. Sem esta restrição a viatura não só voltará ao seu desempenho habitual, como na verdade terá em média um aumento na ordem dos 15Nm de binário. Recebemos ainda feedback de vários clientes que dizem sentiram um ligeiro incremento ao nível da velocidade de ponta.


  • Modo de segurança
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    Quando existe uma falha de regeneração a centralina de forma a prevenir eventuais danos no motor, ativa automaticamente o "modo de segurança" também conhecido como "safe mode". Esta, é uma gestão eletrónica do motor específica, ativada em situações de mau funcionamento de determinada componente mecânica, que vai condicionar o binário da viatura através da diminuição da injeção e da pressão do turbo, entre outras, sempre acompanhado pelo aparecimento da incómoda luz de avaria no quadrante.

    Com a nossa solução FAP OFF, nunca mais terá de se preocupar com modos de segurança e evitam-se todas aquelas idas inconvenientes à sua oficina.

     

     

     

     

     

     

     

    O NOSSO PROCESSO FAP OFF

     

     

     

     

    REMOÇÃO FÍSICA

     

     

    remocao filtro particulas porto fap off

    O cofre do motor é inspecionado, para identificar a localização do filtro e decidir a forma mais eficaz de o retirar.

     

    remocao filtro particulas porto fap off

    Serão removidas todas estruturas adjacentes que impedem o acesso ao filtro. Será desapertada a falange existente a meio da viatura que une as 2 secções da linha de escape, permitindo desta forma retirar a secção anterior da linha constituída pelo FAP, parte catalítica e flexível.

     

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    Será aberta uma janela, que expõe o filtro de partículas, na face que o mecânico previamente identificou, como sendo visivelmente a mais discreta. O seu conteúdo é então totalmente extraído, utilizando um berbequim pneumático, na medida em que o filtro para além de extremamente denso, também se encontra fortemente agregado à parede do balão, resultante das temperaturas altíssimas a que esteve submetido, sendo virtualmente impossível retirá-lo intacto.

     

    remocao filtro particulas porto fap off

    Concluída a remoção do filtro, a peça será novamente fechada através de um processo de soldadura tipo "TIG", com um discreto cordão de solda, mantendo o aspeto global mais próximo do original possível. Todas as sondas e sensores originais serão mantidos nas suas falanges originais, desta forma garantindo a integridade visual original da peça, ficando esta pronta a ser novamente montada.

     

     

     

     

    A remoção do filtro de partículas exige sempre uma intervenção eletrónica, para desativação dos ciclos de regeneração e códigos de erro associados à remoção física. Se este procedimento não for realizado, poderão existir problemas variados, desde uma simples luz de erro no painel de intrumentos, até situações graves de sobreaquecimento com perigo de incêndio, e modos de segurança permanentes.

     

     

     

     

    DESATIVAÇÃO ELETRÓNICA

     

     

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    Acedemos à centralina da sua viatura, sempre que possível via OBDII, e efetuamos uma leitura do ficheiro original.

     

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    Realizamos o remapeamento do código original para desativar as pós injeções, códigos de erro associados, e a unidade de aditivo se também o tiver solicitado.

     

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    O ficheiro alterado é então escrito novamente na sua centralina, será feito um diagnóstico eletrónico como garantia de que a sua viatura se encontra livre de erros, finalizando o processo com oferta de garantia vitalícia.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Com o aumento exponencial dos gases poluentes contribuintes para o efeito de estufa, surgiram também normas de emissão de gases de escape mais restritivas. Desde 1988 que as normas foram estabelecidas a nivel Europeu, inicialmente com o EURO 0, e desde então que têm vindo a ficar progressivamente mais restritivas. Neste momento estamos no EURO 6, e são tao restritas que se desenvolveram novas formas de limitar as emissões. Os primeiros "Filtros Ativos de Partículas" (FAP), ou em Inglês, "Diesel Particle Filter" (DPF), começaram a aparecer pela primeira vez no primeira metade da década de 2000, e equipam todas as viaturas Diesel no presente mercado. "FAP" ou "DPF", são termos genéricos que descrevem os sistemas destinados a reduzir a percentagem de partículas poluentes, denominadas por "soot", sendo as principais os "óxidos de azoto" e "monóxido de carbono", presentes nas emissões de gases de escape de todos os motores de combustão interna, mas principalmente nos motores a diesel.

     

    Tudo o que precisa saber

     

     


     

    O filtro de partículas é uma barreira seletiva, que aprisiona cerca de 90% das substâncias poluentes presentes nos gases de escape, desta forma impedindo que sejam libertadas para a atmosfera. Mas logicamente à medida que as vai retendo no filtro, irá com o tempo ficar progressivamente mais restringido, impedindo eventualmente o funcionamento normal do motor, devido ao respetivo aumento da contra-pressão ou "back-pressure". A "regeneração", é o processo controlado eletronicamente pela centralina, pelo qual se queima toda essa matéria acumulada, fazendo um "reset" a todo este sistema.

     

     

    O objetivo do processo de regeneração será sempre elevar a temperatura dos gases de escape a um valor ligeiramente superior ao ponto de combustão das partículas de fuligem ("soot") aprisionadas, que é de aproximadamente 600ºc. O aumento da temperatura é obtido recorrendo a uma injeção adicional de combustível, que pode ser intra-cilíndrica, através de uma duração de injeção superior ao habitual no regime de pós injeção (fase descendente do pistão), ou ainda extra-cilíndrica, com recurso a um injetor totalmente independente colocado antes do FAP. Algumas marcas optam por utilizar ainda um aditivo diesel, injetado diretamente no depósito de combustível. Desta forma pode-se garantir que toda a fuligem acumulada no filtro é incinerada. Podemos ainda dividir as rotinas de regeneração em 2 processos fundamentais:

     

  • Regeneração Passiva - Este tipo de regeneração acontece automaticamente quando as temperaturas de gases de escape são suficientemente elevadas para incinerar as partículas retidas. Habitualmente apenas sucede em percursos de auto estrada, a uma velocidade média e constante.
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  • Regeneração Ativa - Muitas viaturas são utilizadas quase exclusivamente na cidade, sendo os percursos demasiado curtos e as temperaturas baixas demais para um processo passivo. Nestas condições e sempre que a ECU monitoriza um diferencial de pressão superior a cerca de 50%, esta inicia a rotina de regeneração ativa, por injeção adicional em regime de pós combustão.
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    O aditivo é uma substância utilizada em certas viaturas equipadas com FAP, e que atua como um catalítico. É armazenado num depósito específico, habitualmente localizado debaixo do carro, tem uma unidade de comando própria e o seu nível necessita de ser reposto com alguma frequência. Tem como objetivo ser misturado junto com o combustível e é injetado no depósito de gasoleo sempre que vai abastecer a sua viatura. A principal função do aditivo é melhorar o processo de regeneração de 2 formas:

     

  • 1 - quando este é queimado na câmara de combustão, agrega-se à parede exterior das partículas sólidas, e viaja com elas pela linha de escape aprisionando-as no fitro.
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  • 2 - possibilita que a regeneração ocorra, a uma temperatura cerca de 100ºC inferior ao habitual.
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    Existem vários motivos para que apareçam problemas relacionados com o filtro de partículas. Entre as mais habituais registam-se as inúmeras viaturas citadinas que efetuam diariamente percurso extremamente curtos, não existindo condições para efetuar uma regeneração efetiva. Quando esta situação se verifica por longos periodos, as regenerações sendo incompletas, não são suficientemente eficazes acabando a FAP por entupir gradualmente. Esta situação aumenta a contra pressão no sistema de tal forma que a performance fica comprometida. Independentemente disto, todos os filtros de partículas têm um final de vida, como qualquer outra componente. Após um certo número de ciclos de regenerações, não será possível que a regeneração se efetue com sucesso, existe um prazo de vida média, para todos os filtros de partículas, que pode ser mais ou menos alargado, condicionado por fatores como o seu estilo de condução, tipo e duração dos percursos diários, tipo de combustível que utiliza, e mesmo a qualidade do filtro que equipa a sua viatura.

     

     

    Ao contrário do que muita gente acredita, nenhuma limpeza do FAP é eficaz, isto é um facto. Cerca de 50% dos clientes que nos procuram, já gastaram várias centenas de euros na marca ou em oficinas que dizem disponibilizar serviços de limpeza / manutenção do FAP. Desse grupo de clientes, 90% apenas conseguiram atrasar o inevitável por 3 a 6 meses, período após o qual os códigos de avaria ficaram permanentes, e nos casos mais extremos, a viatura despoleta mesmo um "modo de segurança", inutilizando a viatura em condições normais. Quando um FAP começa a dar problemas, e tem mais de 100.000km, existem apenas duas soluções viáveis, substituir por um filtro novo, ou fazer a anulação completa através do nosso serviço FAP OFF.

     

     

    Cerca de 90% dos clientes não notam absolutamente nenhuma diferença após a intervenção. No entanto, quando o filtro é removido existe uma maior facilidade de aparecimento de ligeiros fumos, por esta razão disponibilizamos o serviço de reprogramação para o ajudar a eliminar esta situação, nos raros casos em que se verifique.

     

     

    A duração média da intervenção é de 4h, mas será variável consoante o modelo da viatura e facilidade de acesso ao filtro. Certos modelos são mais morosos uma vez poderá ser necessário remover estruturas adjacentes que impossibilitam a remoção do FAP. No entanto na Kinetic garantimos sempre a entrega da sua viatura no próprio dia, desde que faça a sua marcação com a devida antecipação...

     

     

    O processo é 100% reversível, mas terá forçosamente de aplicar na sua viatura um novo filtro de partículas e posteriormente deslocar-se às nossas instalações e solicitar esta intervenção, de forma a reativarmos os ciclos de regeneração eletrónicamente.

     

     

    reprogramacao centralinas

     

    O Filtro de partículas para além de extremamente denso, está fortemente agregado à parede do balão, resultante das temperaturas altíssimas a que esteve submetido, sendo virtualmente impossível retirá-lo intacto. No processo de remoção o filtro fica totalmente desfeito em pedaços, portanto não o poderá voltar a utilizar.

     

     

    Embora a nível eletrónico não sejam efetuadas alterações respetivas à potenciação da sua viatura, o simples facto de remover o FAP vai promover um melhor fluxo de gases de escape. Quando o filtro é removido, a enorme contra-pressão que existia no sistema de escape desaparece, e em média pode obter um aumento de binário na ordem dos 10 a 15Nm e cerca de 2 a 3cv de potência. Naturalmente não se aproxima da performance conseguida através de uma reprogramação de potência, mas certamente vai sentir o seu carro com maior vitalidade e saúde.

     

     

    Na maioria das situações a nossa técnica de remoção não permite que esta alteração seja detetada de forma rápida ou fácil, para além de que praticamente nenhum fabricante tem por hábito verificar se a viatura foi alterada ao nível de hardware e software. De qualquer forma a Kinetic não pode garantir a manutenção da garantia de fábrica e esta responsabilidade compete sempre a cada cliente. Por esta razão, caso não queira correr esse risco, aconselhamos que deixe passar este período antes de realizar a sua intervenção.

     

     

    Qualquer alteração que realize à sua viatura, não passível de ser homologada é considerada ilegal. Nesta medida, ao retirar o FAP, é importante saber que embora o serviço de remoção não seja um processo ilegal em viaturas destinadas a competição, a circulação de uma viatura sem filtro de partículas na via pública, não é permitida e está sujeita a coimas. A responsabilidade de remover o filtro de partículas e de conduzir uma viatura que não está dentro das normas estipuladas, é sempre do cliente.

     

     

    reprogramacao centralinas

     

    Preocupado com a inspeção periódica obrigatória? Não há necessidade, todos os nossos clientes têm 100% de aprovação. A nossa solução FAP OFF mantém todos os parâmetros dentro do limiar legal de emissões de gases poluentes.

     

    SAIBA AINDA MAIS


     

    Como funciona o sistema de "Filtro ativo de partículas" ?

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